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Como escrever texto “Quem somos” para loja virtual

O Quem Somos é uma página que muitas vezes passa batido ao criarmos um e-commerce. Mas não se engane: aprender a explorar o potencial dessa página e como escrever texto Quem Somos para loja virtual pode ser uma grande ferramenta de vendas. Veja como aproveitar ao máximo a página Quem Somos da sua empresa, com exemplos reais!

Seu “Quem somos” pode ser um diferencial de vendas

Vamos imaginar que você esteja tentando contratar a Juliette para fazer um Instagram Stories para sua marca. Ela está em todas, você também quer aproveitar, né? O problema é que ela tem diversas opções de marcas para divulgar. Qual é o “fator x” que vai fazê-la morder sua isca? 

Ei, mas peraí: o que isso tem a ver com um texto “Quem Somos” para loja virtual? Simples: seus clientes são suas Juliettes – e eles têm mais opções do que nunca quando o assunto é fazer compras. É sua tarefa convencê-los a comprar na sua loja virtual.

O poder da página “Quem somos” 

Muitos lojistas acabam subestimando o potencial de conversão das suas páginas “Quem Somos”. Mas basta uma olhada no seu Google Analytics para descobrir que ela está entre as três mais visitadas do seu site. Sim, acredite!

Recentemente, a Shopify realizou uma série de entrevistas detalhadas com um grupo diverso de consumidores. Queríamos entender o que faz com que um novo cliente se sinta confortável para comprar um novo item ou em uma loja que não conhece. Especificamente, que páginas ou elementos dessa loja são os mais importantes para gerar confiança nos clientes. Adivinha? A página de Quem Somos acabou sendo citada como um dos cinco modos essenciais que uma loja virtual pode estabelecer e aumentar a confiança do cliente. 

No entanto, lembre-se que não existe uma solução ideal para criar uma “Quem somos” perfeita. O essencial é que ela seja tão única quanto sua marca, seus produtos e sua história. Bateu certo desespero agora? Calma, neste artigo vamos analisar alguns elementos-chave que você pode utilizar no seu texto Quem Somos para loja virtual. Assim, você vai conseguir conquistar clientes e aprimorar seu marketing para e-commerce (e vender mais), agradecer clientes (e gerar confiança) e, por fim, realizar otimização de conversão do seu site.

Como escrever texto “Quem somos” para loja virtual

história da sua marca é o componente principal da seção “Quem somos” do seu site. É por isso que algumas das lojas virtuais mais bem-sucedidas têm uma página chamada “Nossa História”, não “Quem Somos” ou “Sobre Nós”. As pessoas, quando consomem histórias, não fazem isso de forma passiva: elas vivem intensamente as experiências sobre as quais estão lendo. Em marketing digital, o nome disso é engajamento.

Você deve estar pensando: “mas eu não sei escrever uma boa história”. Calma, não precisa se desesperar. Para sua sorte, muitas histórias já foram contadas e elementos foram testados – são itens que todo mundo já conhece de cor. Podemos concluir que as histórias que atraem nossa atenção apresentam basicamente os seguintes elementos:

  • Protagonista(s) – No caso de uma loja virtual, a equipe por trás da empresa
  • Um objetivo final – Missão, visão e valores que orientam sua empresa
  • Obstáculo(s) – O que você supera e de que forma – como empresa ou na vida pessoal
  • Moral – Qual a grande lição da sua trajetória? 

Veja algumas histórias de sucesso de lojas Shopify para se inspirar, elas vão ajudar você a dar o primeiro passo. Se precisar de mais dicas para contar a história da sua marca, temos dicas em vídeo também: 

Outro item que você deve considerar no desenvolvimento do seu Quem Somos para loja virtual é o que torna a sua marca única, seu diferencial ou identidade visual. Veja alguns exemplos:

  • Sua jornada pessoal
  • Sua experiência no mercado como loja física
  • Sua proposta de vendas: uma declaração ou manifesto sobre seus valores e missão
  • A forma como você obtém seus produtos
  • A forma como você fabrica seus produtos
  • Sua equipe ou fundador
  • Sua cultura de trabalho: princípios, serviços, qualidade de atendimento ao cliente

Por que não usar imagens junto com o texto quem somos para loja virtual como essa mulher na piscina com maiô vermelho

Use imagens como complemento na página de Quem Somos

Em uma loja virtual, você sabe a diferença que belas fotos de produtos podem fazer. Sem querer soar clichê, “uma imagem vale mais que mil palavras” e ajuda os visitantes do seu site a se conectarem com você e sua marca. Considere os pontos principais da trajetória da sua marca e escolha as imagens que melhor ilustram e complementam o que você está tentando transmitir na sua página Quem Somos para loja virtual.

Em relação ao design e criação de um site de e-commerce, o importante é estabelecer uma conexão emocional. Que tal incluir fotos de bastidores com alta qualidade, como se alguém estivesse olhando pela cortina do palco da sua loja virtual? Assim seus visitantes podem dar uma espiadinha no seu negócio. Ou então se você investiu em marketing digital usando vídeos ou estudos de caso, sua página Quem Somos é o espaço ideal para publicar esse tipo de conteúdo. 

 

Descrição de empresa: “Quem somos”?

Se uma imagem vale mais que mil palavras, um vídeo pode valer um milhão delas. O poder emocional de um vídeo, oferecendo aos visitantes um panorama da sua empresa, é incomparável. É o mais próximo que eles podem chegar de você, como se vocês fossem tomar um cafezinho juntos. Não economize para deixar a filmografia, a música e o visual do seu vídeo em perfeita harmonia com sua marca.

Veja algumas ideias de conteúdo que você pode apresentar em forma de vídeo:

  • Um vídeo explicativo sobre como usar seus produtos
  • Um vídeo de boas-vindas com o fundador ou fundadora da sua marca
  • Vídeos de fundo, funcionando simplesmente como uma imagem em movimento
  • Um vídeo apresentando todo o processo de criação dos seus produtos em detalhes
  • A história da sua marca resumida em vídeo

Na descrição de empresa quem somos mostre a cara da sua marca

Mostre a cara da sua marca no Quem Somos

Talvez o diferencial da sua marca sejam as pessoas, como elas se juntaram para formar sua empresa. Muitas vezes seu público-alvo quer saber quem está por trás de uma determinada marca, por que ela foi fundada, se é confiável. Criar um perfil dos seus fundadores e funcionários pode ser uma excelente maneira de fazer sua marca ter uma aparência mais acessível e pessoal, com mais personalidade.

Dar um rosto para sua marca ajuda a humanizá-la, a comunicar a cultura da sua empresa – coloca o holofote sobre as pessoas que conduzem seu negócio. Pode ser uma oportunidade de criar sua marca pessoal, compartilhando como sua história e experiência fazem a sua empresa ser essencial para o mercado. Sabe qual outra ferramenta ajuda muito na personalização da sua marca? Um blog de sucesso – saiba aqui como criar um blog para seu negócio.

No texto quem somos loja virtual feminina recorra aos influencers

Não se esqueça do marketing digital

Sua página Quem Somos também pode ser usada como funil para que visitantes sigam para outras páginas do seu site ou perfis de redes sociais, como seu blog por exemplo. Se você tiver uma marca de e-commerce de produtos físicos, direcione as pessoas para seu conteúdo visual no TikTok ou no Instagram.

Não deixe de mencionar no seu texto Quem Somos para loja virtual links de CTA (call to action ou chamada de ação), pensando em como você pode dar continuidade à jornada do seu visitante incentivando ele ou ela a:

  • Seguir seus perfis de redes sociais
  • Assinar sua newsletter
  • Visitar suas páginas de produtos
  • Ler a política de devolução
  • Saber mais sobre sua política de frete

Para tornar sua página “Quem Somos” uma das armas mais eficazes do seu arsenal de conversão, é importante incluir esses botões de CTA na parte inferior, para que as pessoas tomem um passo adicional assim que estiverem conectadas com sua marca. Outro modo de criar essa conexão é ter como parceiros influenciadores, usando o bom e velho marketing de referência.

Apresente suas qualidades e experiências importantes na página Quem Somos

Outro fator extremamente persuasivo e que pode ajudar na decisão de compra é o conceito de prova social. Basicamente, ele determina que quando sabemos e vemos outras pessoas comprando ou usando algo, ficamos mais inclinados a fazer o mesmo. Você pode fazer isso captando avaliações de clientes para a sua loja. As avaliações são muito importantes, pois afetam os ranqueamentos da sua loja virtual nos mecanismos de busca local, os resultados de busca que recebem, de fato, cliques dos internautas e as decisões de compra dos consumidores.

Além disso, caso sua marca tenha sido citada na imprensa e em publicações relevantes para sua área de atuação, aproveite esse aval da mídia! Usar menções em mídias tradicionais ainda não saiu de moda nesta era do e-commerce: mostrá-las  na sua página “Quem Somos” é uma excelente maneira de mostrar credibilidade, qualidade do produto ou serviço, e que sua empresa é confiável. Mas depois da primeira publicação, é hora de começar a pensar em criar o press kit da sua marca, hein?

9 exemplos de páginas “sobre” para você se inspirar

1. Insecta Shoes

Vamos observar a página “Nossa História” da Insecta Shoes, uma marca brasileira de sapatos ecológicos. Falando de forma informal com seu leitor, a marca é firme ao se posicionar em relação a questões como consciência e atitude. Os argumentos da produção vegana, feita no Brasil, são o principal destaque da marca, além de empoderamento feminino e comprometimento social. Veja como a Insecta não precisou contar como criou sua marca em detalhes para usar o texto “Quem Somos” para loja virtual para o seu objetivo principal: expor sua essência.

Se você precisa de ideias de quem somos para empresa veja esse exemplo da Insecta Shoes

Veja a descrição de empresa quem somos da Insecta Shoes

2. Biossance

Já a página Sobre Nós da Biossance, uma marca pioneira em beleza sustentável, mescla lindas fotos de produtos com textos, infográficos e vídeo para explicar o jeito Biossance de ser. Oferecendo produtos limpos e não tóxicos de cuidados com a pele seguindo os mais altos padrões da indústria cosmética, a marca apresenta seu compromisso com a transparência, banindo mais de dois mil ingredientes que são comprovadamente ou potencialmente tóxicos para você e para o meio ambiente.

Página Quem Somos loja virtual feminina Biossance apresentando ideias de quem somos para empresa

Definitivamente, esse texto Quem Somos para loja virtual da Biossance é dos mais detalhados, mencionando informações sobre ingredientes e fórmulas limpas, embalagens sustentáveis. Em especial, sobre o esqualano, um emoliente que seus produtos contém e que por muitos anos era extraído do fígado de tubarões. A Biossance deixa claro em seu texto Quem Somos que seu esqualano é vegano, sustentável, derivado de práticas ecologicamente corretas, estável e altamente eficaz.

3. Terral Natural

Que tal considerar usar imagens impactantes da ideia que sua marca vende, não necessariamente dos produtos? A Terral Natural, por exemplo, é uma uma marca disposta a resgatar o potencial dos ingredientes naturais e sua página Quem Somos apresenta uma forte conexão entre o ser humano e a terra:

Se você precisa de ideias de quem somos para empresa não deixe de ver o exemplo da Terral Natural

Usando imagens de ingredientes em cenários terrosos, a marca reforça seu diferencial e tem como foco a relação com a natureza. Com fotos impactantes, um texto objetivo e posicionamento de mercado, a marca apresenta uma página Quem somos para loja virtual bem interessante.

4. Weasy

 Veja o exemplo da Weasy, que colocou esse vídeo na sua página “Sobre Nós”:

Em pouco mais de cinco minutos, eles fazem uma apresentação da fábrica, falam sobre sua preocupação com o meio ambiente, o histórico do negócio, detalhes do seu segmento de pet shop, além dos serviços e resultados da empresa. A Weasy é uma empresa familiar, portanto seu texto Quem Somos apresenta fotos do casal fundador (e dos seus bichinhos) com um texto detalhado sobre toda a jornada que a empresa percorreu para chegar até o sucesso.

5. B.O.B.

Você conhece a B.O.B, que vende xampus e condicionadores em barra? O que, você nem sabia que isso existia? Então dá uma olhada nesse vídeo:

Em pouco mais de um minuto, falando em primeira pessoa, a marca fala com seus clientes como se fosse gente. A apresentação contempla sua missão, visão e valores resumidos em um texto informal sobre seu comprometimento com o ambiente, a inovação do produto e sua responsabilidade social. O público-alvo da marca passa a entender exatamente o que está vendo no site.

6. Sallve

A Sallve é uma marca líder do skincare nos negócios digitais. Essa marca nativa digital brasileira investiu pesado na comunicação direta com seus clientes para entender suas demandas, nos feedbacks dos produtos e na divulgação com influenciadores digitais. E deu certo! Suas redes sociais não param de crescer, assim como as vendas da marca, que hoje já conta com uma linha de produtos maior do que quando começou. É um exemplo de DNVB que mantém o cliente como centro de tudo e mostra que esse é o segredo.

Sua proposta de valor  é “um lugar acolhedor que conecta pessoas, ideias e conteúdo sobre beleza”. Muito popular na mídia, a marca não hesitou em apresentar em sua página links para essas publicações de renome:

Na descrição de empresa Quem Somos da Sallve ela coloca todos os seus destaques na imprensa

7. Sobrebarba

Sobrebarba é uma e-commerce carioca que vem ganhando cada vez mais espaço entre os barbudos do Brasil. A ausência de oferta de produtos especializados para barbas no país fez com que seu fundador, Samuel Tonin, fosse atrás de marcas gringas para solucionar seu problema. Ele importou alguns produtos dos Estados Unidos para experimentar na própria barba e logo constatou a diferença que faziam.

Pare de procurar ideias de quem somos para empresas a página da Sobrebarba tem todas as respostas

Em sua página Quem Somos, a marca apresenta, por meio de vídeos, textos, infográficos, fotos de produtos e dos sócios, sua consciência ambiental, com a participação em um projeto de reflorestamento e a declaração de não realizar testes em animais. Ao final da sua página Quem Somos (que eles batizaram de Sobre a Sobrebarba), eles apresentam avaliações de clientes, lista de parceiros e botões CTA para compras online, pontos de venda e cadastro de revendedores.

Algumas ideias de quem somos para empresa podem ser incluir botões call to action como esse exemplo da Sobrebarba

 

8. Dr Jones

A Dr Jones faz parte de um nicho de mercado bem estabelecido no Brasil e com concorrentes milionários, que contratam celebridades e patrocinam grandes eventos esportivos: o de lâminas de barbear. Como uma marca nova pode se aventurar nessa empreitada? Fazendo uma apresentação inicial de grande impacto.

Em sua página Quem Somos a marca Dr Jones abusa do uso de fotos de produtos e modelos barbudos, com um texto provocativo cheio de metáforas cabeludas sobre o tema. Mas o que se destaca é o vídeo resumo que toca na página sem que o visitante precise acioná-lo, que resume perfeitamente a proposta dessa nova marca. Além de produtos para higiene masculina como barba, cabelos e corpo, a Dr Jones também oferece um clube de assinatura para a conveniência de seus clientes.

A descrição de empresa Quem Somos da Dr Jones tem um vídeo bem irritante, já viu?

9.  Yorgus

A Yorgus se define como uma marca de yogurte 100% yogurte. Ela explica toda a proporção de soro, água e leite na sua página Quem Somos, que na loja virtual dela se chama “Origem”. É um espaço no qual eles explicam que seguem à risca o processo tradicional de fabricação de iogurte grego, até desenhando para quem não entende com um infográfico:

Uma das ideias de quem somos para empresa que a Yorgus teve foi usar infográficos para explicar os ingredientes do seu iogurte

Mas com certeza o fato mais inusitado e divertido do texto Quem Somos para loja virtual dessa marca é a apresentação da equipe. Quem está por trás da fabricação desse yogurte verdadeiramente grego, que tem compromisso com a origem, nutrição e sabor? Ora, Riqueza, Maestra, Fortina e ela, a Xuxa. Veja só:

A Yorgus faz questão de agradecer toda a sua equipe de vacas na sua descrição de empresa quem somos

Quem Somos: resumo

Sua página “Quem somos” não precisa ter exatamente esse nome. Ela pode ser um simples “Sobre”, “História”, “Missão”, mas em geral todas têm um mesmo objetivo: é a marca dizendo “Olha só, essa sou eu”. Infelizmente, ainda existem muitos lojistas que acham que essa página é uma simples obrigação, não uma oportunidade para gerar confiança do cliente em relação à sua loja virtual.

Pense que uma página “Quem somos” deve funcionar com intenção de atrair clientes, destacando os fatos da sua marca e da sua evolução até aqui, que podem gerar uma ótima primeira impressão no seu cliente em potencial. Os consumidores querem ver uma página “Quem Somos” e aprender mais sobre a marca – e sobre as pessoas – por trás dos produtos. Ela deve oferecer as respostas das perguntas que atiçam a curiosidade dos clientes.

Além disso, muitos potenciais clientes se preocupam com o posicionamento de uma marca: ela é sustentável, faz testes em animais, participa de projetos socioambientais? Para muitas pessoas hoje em dia esse tipo de consciência faz muita diferença na hora de comprar um produto. Um cliente que percebe que é bem-vindo a uma loja virtual certamente vai ver sua marca com outros olhos.

Agora que você já viu diversas ideias de Quem Somos para empresa, leu todas as dicas e já tem uma visão do que quer criar, vamos ao trabalho!

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