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Tudo o que você precisa saber sobre meios de pagamento online

Chegou a hora de desvendar os meios de pagamento online. Aqui, a gente reuniu para você tudo sobre formas de pagamento online e como receber pagamentos na sua loja virtual na Shopify. Puxa uma cadeira e vem aprender!

Você finalmente decidiu montar sua loja virtual! Sua empresa já tem nome, logo, identidade visual. Seus produtos estão prontíssimos para serem vendidos. No entanto, você nunca trabalhou com e-commerce e, ao configurar os meios de pagamento online da sua loja, você se deparou com dezenas de maneiras de receber pagamentos.

Ou você já tem uma loja virtual há algum tempo, porém não está satisfeito com as formas de pagamento online que oferece atualmente. Talvez você tenha recebido reclamações de clientes, ou tenha tido problemas com vazamento de dados. Talvez sua margem de lucro esteja muito baixa por conta das taxas pagas para o serviço de pagamentos.

Seja lá qual for o cenário em que você se enquadra, sua dúvida é: como escolher os melhores meios de pagamento online para sua loja?

Pensando nessa questão, preparamos um guia completo sobre meios de pagamentos online para ajudar você a tomar essa decisão tão importante, que pode afetar tanto suas taxas de conversão quanto a experiência do usuário no seu e-commerce.

💵 Índice

Por que oferecer diferentes meios de pagamento online?

Uma cliente encontra um produto incrível em sua loja e segue para o checkout.  Depois de ter todo o trabalho de procurar o produto e cadastrar o e-mail, essa cliente descobre que a sua loja não aceita cartão de crédito da bandeira Visa. A perda de tempo a deixa frustrada, e a cliente decide fechar o navegador sem concluir a transação.

As formas de pagamento online oferecidas pela loja estão entre os fatores que mais influenciam a decisão do consumidor na hora de finalizar a compra e, por conseguinte, também causam um baita impacto na sua taxa de abandono de carrinho.

Todo consumidor tem preferências pessoais na hora de realizar pagamentos online, e essa preferência pode ser atribuída tanto a vantagens (acumular pontos no cartão de crédito, por exemplo) quanto a necessidades (como não ter saldo disponível).

Se a sua empresa não oferece os meios de pagamento online que o cliente prefere, as chances de o carrinho ser abandonado antes da conclusão da compra são bem maiores.

Antes de disponibilizar mais formas de pagamento online em seu negócio, considere os diferentes recursos que estão disponíveis para o e-commerce. Sua escolha deve ser baseada não só nas necessidades de sua empresa, mas também na demanda de seus clientes. De todo modo, o ideal é que sua loja ofereça o máximo de opções possíveis, para que sua taxa de abandono de carrinho seja menor.

 

Meios de pagamento online mais usados

Para decidir quais formas de pagamento online são mais vantajosas para sua loja virtual, é importante entender primeiro as vantagens e desvantagens de cada um. Destacamos a seguir os principais meios de pagamento online que podem ajudar seu negócio a atrair mais clientes.

Cartão de crédito

pessoa comprando online usando o meio de pagamento cartão de crédito

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o cartão de crédito é o meio de pagamento preferido de 52% dos consumidores na hora de fazer compras online.

Para o cliente, os principais atrativos dessa forma de pagamento são a praticidade e a possibilidade de parcelamento. Já para o lojista, o pagamento em cartão de crédito é conveniente pois a compra é concluída imediatamente, ao contrário do boleto, por exemplo. No entanto, o lojista deve ter cautela ao avaliar os prazos para receber esses pagamentos e as taxas cobradas pelas operadoras de cartão de crédito.

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Boleto bancário

Segundo a pesquisa da CNDL, o boleto é o segundo meio de pagamento mais popular para compras online, citado por 15,7% dos respondentes. Mas por que os boletos são tão queridos pelos compradores? 

  • Clientes que estão comprando pela primeira vez podem não confiar na sua loja, daí preferem não compartilhar dados de cartão de crédito;
  • Quando o valor da compra é baixo (o que acontece bastante em lojas que não têm um ticket médio alto), alguns clientes preferem pagar à vista do que no cartão;
  • Muitos clientes não têm cartão de crédito ou não têm crédito disponível no momento da compra;
  • Ao pagar com boleto, o cliente não precisa informar tantos dados na compra, agilizando o processo de checkout.
Foto mostra uma pessoa à direita segurando um papel, enquanto à esquerda outra pessoa usa o celular para escanear o que está no papel (meios de pagamento online).

O boleto bancário é uma forma de pagamento online escolhida por muitos lojistas, pois as taxas de emissão de boletos costumam ser relativamente baixas e não há tanta preocupação com proteção de dados financeiros dos clientes. Além disso, ao aceitar boletos bancários, seu negócio se torna mais inclusivo, pois atende consumidores que não têm como pagar com cartão de crédito ou que nem mesmo possuem conta bancária.

Para o lojista, a desvantagem desse meio de pagamento online é que o consumidor tem, em média, três dias para pagar o boleto, período no qual o cliente pode acabar desistindo da compra ou se esquecendo de efetuar o pagamento. Nesse meio tempo, o produto fica preso em estoque sem ter de fato sido vendido, e o lojista tem que fazer um esforço a mais para recuperar os boletos não pagos.

Cartão de débito

O cartão de débito é um meio de pagamento online que vem crescendo a todo vapor nos últimos anos. A previsão é que, no futuro, os boletos bancários deem espaço no e-commerce para mais pagamentos no débito e por Pix.

Além de ajudar seu negócio a vender mais, aceitar pagamentos no débito tem a vantagem de que o valor é liberado para o lojista automaticamente.

Carteiras digitais (ou e-wallets)

meios de pagamento online Google Pay

Carteiras digitais, como o Apple Pay e o Google Pay, são aplicativos que possibilitam o pagamento em lojas físicas ou virtuais diretamente do celular. De acordo com uma pesquisa divulgada em janeiro de 2020, 47% dos usuários que efetuaram compras na internet em 2019 usaram carteiras digitais para efetuar o pagamento pelo menos uma vez.

Aceitar carteiras digitais em seu negócio pode trazer vários benefícios. O primeiro deles é a melhoria na experiência do usuário, pois o processo de checkout é muito mais ágil: o cliente não precisa preencher formulários e pode fazer toda a transação com o próprio celular.

 

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Outro benefício para o lojista é a rapidez na hora de receber o pagamento, já que o valor é imediatamente transferido para sua empresa. Ainda, com as carteiras digitais, a segurança de sua loja é fortalecida: o processo de cadastramento de um cartão na e-wallet já é uma barreira contra fraudes em si, já que exige a confirmação da identidade do comprador.

Por fim, quando o consumidor vê que a loja está atenta às novidades em tecnologia, a percepção é sempre positiva. Por se tratar de uma tecnologia moderna para pagamentos, oferecer a opção de pagar com carteiras digitais é benéfico para a imagem de sua loja.

Pix

Foto mostra uma calculadora grande com bobina, apoiada em uma superfície de cor amarelo claro.

Lançado pelo Banco Central em novembro de 2020, o Pix é um meio de pagamento instantâneo que tem tudo para substituir as transferências TED e DOC.

Para o e-commerce, uma grande vantagem desse método de pagamento está no custo: as transferências por Pix são feitas diretamente do cliente para o lojista, sem a necessidade de intermediários no processo. Além disso, com o Pix, o valor é disponibilizado para o lojista imediatamente após a transação.

Já para o cliente, o principal benefício do Pix é a praticidade: o pagamento é feito com o smartphone, a partir ou da lista de contatos da pessoa, ou por meio de um QR code, eliminando a necessidade de inserir dados bancários ou de cartão. Outra vantagem é o custo para o cliente, pois não há cobrança de taxa de transferência feita por pessoas físicas.

Os lojistas da Shopify, no momento, podem oferecer o Pix como meio de pagamento online através da PagBrasil e do Mercado Pago.

WhatsApp Pay

Mark Zuckerbeck, o fundador do Facebook, não quis perder a onda do comércio conversacional e lançou em 2020 uma funcionalidade que permite a transferência de valores dentro do próprio mensageiro.

Com o WhatsApp Pay, qualquer usuário de conta pessoal pode transferir dinheiro para outros usuários e, futuramente, poderá realizar pagamentos para empresas que usam o WhatsApp Business.

O WhatsApp tem grande potencial para atrair mais consumidores e aumentar as vendas, uma vez que os clientes já usam o aplicativo no dia a dia. Com o WhatsApp Business, você já tinha a oportunidade de levar seus produtos até esses usuários. Agora, o WhatsApp Pay tem tudo para se tornar um gigante dos meios de pagamento online, trazendo todo o processo de venda para dentro do aplicativo.

Como processar pagamentos em seu e-commerce

Você já definiu quais meios de pagamento online deseja oferecer em sua loja – e agora? O próximo passo é decidir como disponibilizá-las e de que forma processar os pagamentos recebidos pelas suas vendas online.

Confira a seguir as principais opções para processamento de pagamentos que estão à sua disposição.

Adquirente

A adquirente é a empresa que ajuda lojas físicas e virtuais a processarem pagamentos feitos com cartões de crédito e débito. Você provavelmente conhece algumas das adquirentes que são líderes no mercado, como Cielo, Rede e Stone – são empresas como essas que fornecem as famosas “maquininhas” de cartão às lojas físicas.

Foto mostra uma máquina de cartão sobre uma mesa laranja, e a mão de uma pessoa que está segurando um cartão de crédito.

Mas o que a adquirente faz? Ao realizar uma compra em sua loja virtual, o cliente precisa informar os dados de cartão de crédito ou débito. É aqui que a adquirente entra em ação. Em questão de segundos, a adquirente intermedia a comunicação da loja com as bandeiras de cartão e os bancos emissores, confirmando se a transação pode ser aprovada e, assim, liberando a compra.

O valor da compra é recebido pela adquirente e repassado ao lojista em até um mês, a depender do que for determinado no contrato com a empresa. Seu contrato com a adquirente também define a taxa que será cobrada em cima de cada transação.

Uma vantagem das adquirentes é que o custo por transação costuma ser menor do que as taxas cobradas por outros provedores de pagamento, o que pode aumentar a margem de lucro do lojista. Por outro lado, cabe ao lojista a responsabilidade de proteger os dados dos clientes e do e-commerce, o que o obriga a firmar parceria com um serviço de proteção antifraude.

Gateway de pagamento

Os gateways de pagamento são responsáveis por enviar as informações da compra à adquirente. Os gateways possibilitam que lojas virtuais aceitem formas de pagamentos online como cartão de crédito, débito ou boleto bancário.

Lojas virtuais com um volume maior de pedidos costumam se beneficiar mais com o gateway, uma vez que os custos diminuem à medida que a loja vende mais. Os lojistas que optam pela parceria com um gateway de pagamento não são cobrados por transação, mas sim em cima da quantidade total de transações online realizadas.

 

Além da oferta de diversos meios de pagamento online, uma vantagem do gateway de pagamento é a possibilidade de ter um checkout transparente em sua loja. Assim, a experiência do usuário em seu site se torna mais agradável e o cliente se sente mais seguro no processamento da transação.

Os gateways de pagamento possibilitam ao lojista organizar pagamentos e gerar relatórios financeiros na mesma plataforma de pagamento online, reunindo todas as informações sobre as operações em um só lugar.

Certifique-se de que o gateway que você escolher cumpre com os requisitos de certificados de segurança, como o PCI DSS. Assim, as informações dos clientes serão criptografadas e estarão protegidas contra vazamentos de dados.

Subadquirente

Uma boa aposta para pequenas e médias empresas é firmar uma parceria com uma subadquirente, como Mercado Pago e PagSeguro. O cliente realiza o pagamento diretamente com a subadquirente, que faz a ligação entre todas as partes envolvidas na transação – cliente, bancos e bandeiras de cartão de crédito. Em vez de ter que firmar contratos com diversas adquirentes e instituições financeiras, o lojista lida apenas com a subadquirente.

Apesar de as taxas serem um pouco mais altas, a parceria com uma subadquirente possibilita às lojas aceitarem diversos meios de pagamento online. Além disso, a transação se torna mais segura tanto para o lojista quanto para o cliente, uma vez que a subadquirente lida com os dados do cliente e é responsável por toda a proteção antifraude.

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